20090620

Caminhada do "São João sem Dengue"

Alá até o Aeroclube, a "Caminhada do São João sem Dengue". Durante o trajeto, serão distribuídos panfletos chamando a atenção da população para o combate ao mosquito aedes aegypti.
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Toda a população precisa estar engajada nessa campanha e ficar atenta aos cuidados que devem ser tomados para que o mosquito não prolifere.

Desde o ano passado que os servidores estaduais resolveram adotar uma posição mais concreta em relação à dengue e, através da Mobilização Social do Servidor Público em Apoio à "Campanha Combater o Mosquito da Dengue é Dever de Todos", coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Voluntárias Sociais da Bahia e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), formaram comissões em seus órgãos de origem e promoveram diversas ações, não só nos órgãos em que atuam, mas também em seus bairros, nas ruas, escolas, clubes, etc.

A dengue é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus. A baixa imunidade da população para os vírus em circulação no estado e a existência de criadouros potenciais do mosquito (tonéis, tanques e caixas d’água destampados, lixo exposto, pneus, vasos e plantas mantidos em água, entre outros) nos domicílios e proximidades, são fatores que podem levar ao aumento do número de casos de dengue. Por essa razão, é importante a colaboração da população para o controle da doença, através da eliminação desses possíveis criadouros em suas casas.

É importante lembrar também a necessidade de se procurar um serviço de saúde, sempre que as pessoas apresentarem sintomas suspeitos da doença - febre alta, fraqueza, dores nos músculos e nas articulações, falta de apetite, dores de cabeça, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.