Segurança baiana ganha reforço de 115 novos soldados
A policia militar ganhou reforço para a segurança baiana, nesta sexta-feira (18). Em cerimônia de formatura, na Vila Policial Militar do Bonfim, uma tropa de 115 aspirantes à oficial foi apresentada ao governador Jaques Wagner e, na próxima semana, já estarão em atividade em todo o estado.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, a formação destes militares é o cumprimento do plano de segurança da Bahia. “Estamos reforçando o efetivo da PM para garantir a segurança em todo o estado. Agora eles vão atuar nas unidades militares pondo em prática tudo o que aprenderam no curso”, afirmou.
Com duração de três anos, o curso formou 104 policiais baianos, seis aspirantes do Mato Grosso do Sul e cinco de Rondônia. Dez mulheres também integram a turma. Além de aulas de disciplinas como filosofia e antropologia, a turma aprendeu técnicas de sobrevivência em mata. Foram realizadas, ainda, simulações para ensinar formas de abordagem em situações como assalto, violência doméstica e seqüestro.
Para a tenente e representante da comunicação social da Academia de Polícia, Gizele Jones, as mulheres estão cada vez mais buscando espaço no mercado de trabalho, antes dominado por homens. “Eu diria que ainda estamos num movimento para conquistar este mercado. Mas, já é um passo”, disse.
O governador, Jaques wagner, parabenizou a turma e aconselhou os novos profissionais. “Vocês precisam lembrar de que são mais que uma farda. O que vale é o aprendizado. Vocês agora vão servir a sociedade e garantir a segurança. Tem que se basear sempre na Lei. Jamais esqueçam os princípios básicos ensinados”, disse. Ele ressaltou que um segundo concurso da PM está em andamento e formará, em breve, mais três mil soldados. A nova turma vai significar um efetivo de mais 6.200 policiais nesta gestão.
O novo aspirante da PM, Tedy de Carvalho Deiró, de 21 anos, foi o primeiro colocado do curso. Ele recebeu a espada, símbolo do oficialato, das mãos do governador. “Não era o meu principal objetivo ser o primeiro colocado. A meta era estar entre os melhores e me formar. Foi, realmente, uma surpresa. Mas, fico feliz e agora sou só expectativa para poder servir à sociedade. Espero honrar a farda da Polícia Militar e garantir a segurança de todos do estado”, disse Deiró.
Sobre os riscos da profissão, ele afirmou que os ensinamentos do curso e a correta aplicação das técnicas vão ser muito úteis na hora de enfrentar a criminalidade urbana. “Fomos preparados devidamente para enfrentar todos os tipos de situações. Com certeza servir à sociedade será uma sensação melhor do que a que estou sentindo”.
<< Página inicial