Bahia realiza o primeiro transplante duplo de órgãos
Mais duas doações de múltiplos órgãos foram autorizadas esta semana pelas famílias de dois pacientes que estavam internados e tiveram morte encefálica no Hospital Santa Izabel. Uma dessas doações proporcionou a realização, ontem (17), do primeiro transplante duplo de órgãos na Bahia, realizado pela equipe médica do Hospital Português. Foram transplantados rim e fígado para uma paciente de 44 anos, que, de acordo com o boletim médico, está bem.
Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Eraldo Moura, ainda hoje (18) estará embarcando para Recife (PE) em uma UTI aérea uma criança de cinco anos que vai se submeter a um transplante de fígado. “Estamos apenas aguardando a documentação do Hospital Santo Antônio, onde a paciente está internada, para que a Central de Regulação do Estado possa fazer a transferência da criança”, disse.
A Bahia já está começando a fazer transplante pediátrico – o primeiro deles, renal, foi realizado no Hospital Ana Néri. “Por enquanto, no país, transplante pediátrico de fígado só é feito no Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul”, afirmou Moura. Ele declarou que este ano, até agora, já foram feitas 23 doações de múltiplos órgãos.
<< Página inicial