Pesquisar

Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho de Assistência Social de Jequié promovem capacitação em acessibilidade‏

 


Interessados em implantar a acessibilidade das pessoas com restrição de deslocamento e outras necessidades que participarão da VIII Conferencia Municipal de Assistência Social que acontecerá em Jequié nos dias 15 e 16 de agosto de 2011, no auditório do Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), a equipe de acessibilidade formada por coordenadoras dos CRAS, conselheiras municipais de assistência social, psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e interpretes de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), participaram do curso de capacitação em acessibilidade promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento social e Conselho Municipal de Assistência Social na APAE no dia 04 de agosto de 2011 as 16 horas.

O curso objetivou qualificar a equipe de acessibilidade que integra a comissão organizadora da Conferencia Municipal de Assistência Social. Foram pontuadas as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais e apresentadas soluções para que essa conferencia seja referencia em acessibilidade na Bahia.

Para a Moana Santos Meira, Presidente da APAE, especialista em Educação Especial e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, a falta de acessibilidade deve ser observada nos locais onde são realizados os eventos e é importante que uma comissão organizadora conheça os principais entraves técnicos e sociais que dificultam o deslocamento seguro e autônomo das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Quando vejo a falta de acessibilidade em eventos ou espaços públicos me preocupo muito, e essa capacitação quebrará os paradigmas do preconceito que ainda imperam na nossa sociedade, que fecham a visão das pessoas. E é por isso, que estamos preparando uma equipe de acessibilidade para atender as pessoas com necessidades especiais na conferência”, afirma.

Pela primeira vez se pensou e discutiu a acessibilidade e a efetivação das ações em uma conferência. Segundo a Coordenadora dos CRAS de Jequié, Natália Andrade Sampaio, Jequié saiu na frente discutindo, pensando e estruturando a acessibilidade na Conferencia Municipal de Assistência Social desse ano. “É a primeira vez na Bahia que acontece um curso de capacitação em acessibilidade, formando uma equipe em acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais em uma conferência municipal”, informa.

Durante a capacitação foram abordados vários pontos negativos que aconteceram em diversos eventos realizados no Brasil e discutidas as formas de adaptar e implantar a acessibilidade na VIII Conferencia Municipal de Assistência Social.

A questão da acessibilidade é muito ampla, vai desde a construção de rampas de acesso para cadeirantes, colocação de sinalização de piso e sonora para deficientes visuais até permitir ou possibilitar que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estejam livres para desenvolver suas atividades pessoais e profissionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ.

Siga a Showja no Twitter