Pesquisar

Prefeitura e Capitania dos Portos buscam profissionalizar utilização de embarcações


Proprietários de embarcações a motor, lanchas, escunas e jet-skis de Jequié e de cidades vizinhas participaram da prova para habilitação de Arrais Amador aplicada pela Capitania dos Portos da Bahia, que enviou a Jequié uma Unidade Móvel, comandada pelo tenente Moises, que também ministrou curso e anunciou providências com o objetivo de fazer cumprir a legislação que regulamenta o tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional.

A reunião foi realizada para dezenas de pessoas, no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Jequié. O tenente Moises proferiu palestra com orientações visando à conscientização dos proprietários de embarcações em relação à organização, à segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica. Destacou ainda sobre a necessidade do registro das embarcações, da vistoria e da inspeção naval para a segurança de todos. Além disso, ministrou curso de formação de condutores de embarcações voltado para soldados do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

O tenente Moises esclareceu que a Carteira de Arrais Amador é um documento que permite a condução de embarcação nas atividades de esporte e recreio. A presença da Capitania dos portos visa corrigir as irregularidades como a falta de habilitação dos condutores, seguro obrigatório vencido, material de salvatagem incompleto, equipamentos de comunicação inoperantes e documentação incompleta, além de embarcações conduzidas por inabilitados.

O diretor de Turismo do município de Jequié, Ricardo Ferreira, lembra que esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Jequié viabiliza a vinda da Capitania dos Portos ao Município com o objetivo de fazer cumprir a legislação, os atos e normas que regulam os tráfegos marítimos.

Em outubro do ano passado, proprietários de barcos, lanchas, escunas, jet-ski e a comunidade da Barragem da Pedra e adjacências participaram de uma reunião com a finalidade de debater sobre o sistema aquaviário, normas e condutas. O encontro foi realizado na Escola Agnelo Teles de Menezes, no povoado da Ruinha.