Pesquisar

Portal da Transparência de Jequié deverá ser lançado nesta semana


A Prefeitura de Jequié terá, neste mês de maio, um Site, nos padrões do Portal da Transparência do Governo Federal, que vai incluir informações a respeito dos programas governamentais e movimentação do dinheiro público. A nova ferramenta eletrônica deverá ser apresenta nesta semana pelo Controlador-Geral do Município, Luciano Sepúlveda, em reunião do prefeito Luiz Amaral, com toda a equipe do primeiro escalão da administração municipal, além do vice-prefeito Eduardo Lopes e do presidente do IPREJ – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais - Lucas Tolomei, entre outros.

De acordo com o Controlador, o Site vai deixar os cidadãos jequieenses cientes dos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de Jequié, em tempo real, conforme determina a legislação em vigor. Através dele, pode-se, por exemplo, entender melhor o trabalho da administração, além de conhecer detalhes sobre os serviços, compras e contratações.

Em princípio, o prazo limite para a disponibilização do novo Site é 27 de maio, mas a Prefeitura de Jequié deseja antecipar o lançamento. Com isso, a Prefeitura passará a disponibilizar dois sites. O já existente www.jequie.ba.gov.br como fonte de informação sobre o dia a dia da administração municipal e o futuro Portal, no qual o cidadão vai conhecer os gastos diretos da administração pública, convênios, transferências, entre outros. O endereço do Portal deverá ser divulgado nesta terça-feira, 18 de maio.

O Portal Transparência, que foi criado pelo Governo Federal em 2004, será obrigatório para todas as prefeituras e câmaras municipais do país, a partir de maio deste ano, para permitir diversas consultas, sendo uma ferramenta eficaz para o cidadão que se interessa por política pública. A partir de 2010, o envio eletrônico de informações ao Tribunal de Contas.