Pesquisar

A primeira bateria transparente de lítio



Quem nunca sonhou em ter um relógio ou um telefone celular totalmente transparente? Com uma nova bateria de lítio, inventada por pesquisadores da Universidade de Stanford, isso se tornou possível. Mas não há como fazer uma bateria totalmente transparente, mas eles conseguiram "enganar os olhos humanos".

O grupo usou o máximo de materiais transparentes e miniaturizou o que era opaco. O resultado não foi a transparência total, mas o suficiente para enganar nossos olhos, fazendo com que a bateria fique transparente ao olho humano.

"Se alguma coisa é menor do que 50 micrômetros, seus olhos a verão como algo transparente", disse Yuan Yang, principal pesquisador do projeto. Normalmente, um humano enxerga objetos que sejam maiores que 50 micrômetros.


Substituindo eletrodos tradicionais, que são opacos, por um feito de uma malha, os pesquisadores conseguiram que a luz passasse através dos buracos dela. Cada fio desta malha tem cerca de 35 micrômetros de largura e, adicionado a um polímero usado em lentes de contato, aproximam-se da transparência.

Em seguida, é depositado um filme metálico por evaporação, criando a camada condutora. O lítio é depositado para formar a malha. Eletrólitos de gel substituíram os separadores, fazendo as duas funções de uma vez. Assim, cria-se a bateria.

A precisão é fundamental e as camadas devem se sobrepor perfeitamente, podendo aumentar seu número para aumentar a capacidade de carga. Com 3 camadas, os pesquisadores conseguiram 60% de transparência.

Porém, por estar em fase de pesquisa, a bateria não tem grande densidade de energia. A ideia já foi patenteada e Dr. Yi Cui e sua equipe pretendem aperfeiçoar a tecnologia para comercialização.

Fonte: Olhar Digital

Siga no Twitter: @Showja