Pesquisar

Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié funcionará em novo endereço‏


O secretário municipal de Cultura e Turismo, Robério Chaves disse em entrevista nesta segunda-feira (23) no programa “Jequié Urgente”, rádio 93 FM, que a partir A Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié passará a funcionar em novo endereço, em breve. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Robério Chaves, que levou, junto com o prefeito Luiz Amaral, a proposta de mudança ao secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, em audiência realizada em Salvador, na sexta-feira. Na mesma reunião ficou acordado que o Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães será gerido, em sua totalidade, pelo Governo do Estado. Essa mudança será feita aos poucos. A Prefeitura manterá sua parceria por algum tempo, conforme ficou acertado no referido encontro.

A Secretaria de Cultura e Turismo funcionará na Casa D’Itália ou Casa das Etnias. De acordo com Robério Chaves, as atenções da Prefeitura estarão voltadas para a Casa da Cultura Pacífico Ribeiro e para o Palácio das Artes (Teatro), dois importantes patrimônios do Município.

Essas alterações estão ocorrendo em comum acordo. O Governo do Estado anunciou uma reforma que prevê o deslocamento da administração dos 17 centros localizados na capital e no interior da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT), ligada diretamente ao gabinete da SECULT-BA.

De acordo com Nota publicada nesta segunda-feira, a nova política da Secretaria para os Centros de Cultura do interior visa, em primeira instância, aproximar a gestão destes espaços das políticas de territorialização implementada pela SUDECULT, responsável, entre outras ações, pela organização da Conferência Estadual de Cultura e pelo Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura. Esta mudança também vai possibilitar a diversificação da programação dos Centros, que passam a receber atividades não apenas da Fundação Cultural, mas das outras unidades da SECULT, como a Fundação Pedro Calmon, responsável pelas políticas para o livro e leitura, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, que cuida do patrimônio material e imaterial baiano e realiza diversas atividades voltadas para a educação patrimonial, sítios arqueológicos e etc.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ.

Siga-nos no Twitter: @SHOWJA Get cash from your website. Sign up as affiliate.