Pesquisar

Técnicos do Ministério da Saúde visitam Jequié e elogiam o SAMU


A Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) de Jequié é uma das mais bem estruturadas do Brasil. A avaliação é da arquiteta Flávia Borges Leite, do Ministério da Saúde, que esteve na cidade, na semana passada, em companhia da técnica Ana Paula Formiga Toscano, para uma visita técnica, objetivando a implantação de uma Base Regional no Município para atender 24 cidades da região. Ela informou que, a partir deste semestre, provavelmente já neste mês de julho, Jequié receberá novos equipamentos para garantir a ampliação dos serviços de urgência.

O SAMU de Jequié será uma base regional de regulação, enquanto algumas cidades, a exemplo de Ipiaú, terão base descentralizada de atendimento, com ambulâncias e plantonistas. As especialistas do Ministério da Saúde informaram que o objetivo da descentralização dos serviços é o fortalecimento da rede assistencial de saúde e diminuição do tempo-resposta. A regulação será centralizada em Jequié, com as unidades dando suporte ao atendimento.

As técnicas do Ministério da Saúde, Flávia Borges Leite e Ana Paula Formiga Toscano, estiveram reunidas com o vice-prefeito de Jequié, Eduardo Lopes; a secretária de Saúde, Stela Souza; o coordenador do Samu/Jequié, José Roberto Cabral; para debater as novas possibilidades de melhoria do atendimento oferecido à população, e fizeram questão de enaltecer a luta do Município para manter um serviço de excelência como o Samu e destacaram, também, o nível de comprometimento da equipe que atua em Jequié.



Durante a reunião, Eduardo Lopes disse que a Prefeitura de Jequié tem dado sua parcela de contribuição para superar as dificuldades e garantir um serviço de vital importância como o atendimento de urgência e emergência. “Estamos felizes pelo reconhecimento do Ministério de Saúde ao trabalho da Prefeitura para manter o SAMU como um serviço de excelência. Apesar das dificuldades, conseguimos oferecer um excelente serviço”, destacou o vice-prefeito. A Secretária Stela Souza afirmou que a região de Jequié vai avançar na saúde a partir das medidas que vêm sendo definidas para o setor de urgência e emergência.

O fortalecimento da rede assistencial de saúde foi tema de uma reunião, realizada em Jequié, no dia 26 de maio do ano passado, com a participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios da microrregião de Jequié (Apuarema, Lafaiete Coutinho, Planaltino, Jitaúna, Itagi, Itamari, Ipiaú, Manoel Vitorino, Jaguaquara, Iramaia). O enfoque dos debates foi à necessidade de regionalização da urgência com a participação dos municípios interessados no plano regional de atenção às urgências, para permitir que todo cidadão tenha o direito de atendimento de urgência, mesmo os que residem longe das cidades de médio porte.

A reunião foi presidida pelo prefeito de Jequié, Luiz Amaral, e contou com a participação do consultor do Ministério da Saúde e diretor da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde da Bahia, Paulo de Tarso; do diretor de Regulação da Bahia, Ricardo Gouveia; do coordenador do Samu/Jequié, José Roberto Cabral; além de profissionais da área da saúde.

Na ocasião, o consultor Paulo de Tarso afirmou que a missão dos municípios é organizar a saúde para melhorar a cobertura da assistência de urgência. Para tanto, o governo federal disponibiliza meios para, mesmo as pequenas cidades tenham condições de oferecer serviços especializados de urgência.

Para o prefeito Luiz Amaral, Jequié, como cidade pólo regional de saúde, dará uma contribuição ainda maior para a melhoria do atendimento de urgência e emergência aos municípios da microrregião com essa pactuação. A secretária da Saúde, Stela Souza, por sua vez, informou que, além da rede de urgência, Jequié trabalha na promoção de saúde, aprimorando suas ações de atenção básica; ampliando sua rede de assistência e buscando humanizar o atendimento, a partir da qualificação permanente dos seus profissionais.