Pesquisar

Agenda do prefeito foi movimentada nesta sexta‏



O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, teve extensa agenda de trabalho nesta sexta-feira, 14 de maio, que incluiu contato com a imprensa, acompanhamento de obras e visita a uma escola. O dia começou com entrevista a rádio 93 FM. Na oportunidade ele esclareceu sobre a impossibilidade da Prefeitura Municipal conceder reajuste salarial ao funcionalismo, já que qualquer aumento ultrapassará o teto permitido para gastos com a folha de pessoal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Amaral destacou também as obras que vêm sendo executadas em Jequié, a exemplo dos serviços de micro e macro drenagem, encostas, calçamento e saneamento básico da Pedreira, iniciados nesta semana; a recuperação de ruas a avenidas de vários bairros e loteamentos da cidade; restauração das estradas vicinais na zona da mata e na caatinga; modernização da iluminação pública, iniciada nesta sexta-feira.

O prefeito falou ainda da participação da Prefeitura na construção do IFBA [Instituto Federal da Bahia] e na construção de mil unidades habitacionais, através do programa do governo federal denominado Minha Casa, Minha Vida. Anunciou ainda o calçamento de dezenas de ruas em vários bairros da cidade. “Estamos lançando um pacote de obras que prevê a pavimentação de 40 ruas e a modernização da iluminação pública, a construção de mais 104 casas populares, entre outras providencias”, informou.

Na saída da 93 FM, o prefeito Luiz Amaral conversou com professores em greve que estavam concentrados em frente a emissora para defender o reajuste salarial proposto pela APLB. Mesmo sabendo que a Prefeitura não concederá reajuste salarial, conforme anunciado as últimas rodadas de negociações, muitos trabalhadores insistem em manter o movimento grevista. “Peço que os professores voltem ao trabalho porque temos muitas crianças fora da sala de aula e isto representa um prejuízo muito grande”, comentou.

Em seguida, o prefeito Luiz Amaral esteve no Km 3, acompanhando o trabalho de pavimentação asfaltica da Avenida Otávio Mangabeira, numa extensão de 4 quilômetros, compreendendo o Trevo do Km 4 ao centro da Cidade [Ponte do Mandacaru]. Ele esteve também na Escola Municipalizada Vasco Filho e na empresa de ônibus Expresso Rio de Contas, onde conversou com o empresário Pedro Renato.



Ainda pela manhã, o prefeito de Jequié participou da solenidade de abertura da IV Rodada dos Diálogos Territoriais, realizada no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, com a participação de representantes de vários municípios do Território Vale Rio das Contas. O evento teve como objetivo aprofundar a discussão sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas. A iniciativa é do Conselho de Acompanhamento do PPA (CaPPA) e contou com a parceria da Secretaria Estadual do Planejamento, das prefeituras municipais e da Coordenação Estadual de Territórios.



À tarde, Luiz Amaral percorreu ruas da Pedreira, onde a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, realizam obras de micro e macro drenagem, construção de encostas, esgotamento sanitário, calçamento, entre outras obras. O prefeito estava acompanhado do deputado estadual Leur Lomanto Júnior, dos vereadores Ednael Almeida e Roberto Pina, além de secretários e assessores. “Esta obra, iniciada nesta semana, desafiou várias administrações”, lembrou o secretário de Infraestrutura, José Augusto Aguiar [Gutinha].





Moradores como Waldemar Xavier, residente na Rua Pedro Teles há mais de 35 anos, receberam a comitiva do prefeito com festa. “Com essa obra, a Prefeitura realiza o sonho de todos nós moradores da Pedreira. Já sofremos demais. Agora podemos sonhar com um futuro melhor”, disse. Quem também estava muito feliz foi a presidente da Associação de Moradores, Iara. “Por onde você passa é possível observar a satisfação dos moradores com o inicio dessa obra, que era tão esperada”, concluiu.