Pesquisar

Secretário da Saúde do Estado visita Jequié


Acompanhado da secretária da Saúde do Município, Stela Souza, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou as instalações organizadas no Hospital Geral Prado Valadares para o suporte assistencial aos pacientes com suspeita de dengue. A visita ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (13). Eles estiveram na unidade de emergência geral, onde funciona o acolhimento com avaliação e classificação de risco na porta de entrada da unidade.

Em entrevista a imprensa local, Jorge Solla voltou a tecer elogios ao trabalho preventivo e a rede de assistência, englobando as ações da Prefeitura de Jequié, do Prado Valadares e de outros hospitais, clinicas, unidades de pronto atendimento, universidade estadual, veículos de comunicação e voluntários que estão engajados no combate ao mosquito transmissor da doença e no tratamento aos pacientes.

Reafirmou que 20 médicos e 20 enfermeiros serão treinados para ajudar no atendimento aos pacientes com dengue nos municípios da região de Jequié. Serão contratados pelo Governo Federal, a partir de um entendimento entre os ministérios da Saúde e da Defesa. Vários municípios enfrentam problemas por causa do pequeno número de médicos na região.

Embora o número de casos suspeitos tenha diminuído nos últimos dias em Jequié e cidades vizinhas, as atividades de prevenção e a rede assistencial devem ser mantidas e aperfeiçoadas, tendo em vista que a situação ainda não foi controlada. “O Brasil dispõe de muitas tecnologias, mas nenhuma permite o sucesso total para controlar a dengue. A arma mais importante é a mobilização da população”, destacou o secretário.