O nome de Jequié foi relacionado, de maneira equivocada, entre os 48 municípios brasileiros em situação de risco para epidemia de dengue no próximo verão. A observação foi feita pela diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, Juliana Nogueira, nesta terça-feira (06/12/2011). De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Jequié teria 4.4% de infestação, mas o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que o índice é de 3.79%. A diretora também informa que o assunto já foi levando ao conhecimento da Secretaria de Saúde da Bahia, que se comprometeu manter contato com o Ministério de Saúde para a devida correção.
A divulgação dos números da dengue ocorreu na segunda-feira (05/12), levando em consideração dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 561 municípios.
As cidades com mais de 4% de infestação (quantidade de casas infectadas a cada 100 residências) são consideradas em risco, de acordo com padrões internacionais. As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 236 cidades em alerta e 277 em baixo risco.
EM JEQUIÉ
Em Jequié, de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, o LIRAa aponta um índice de infestação de 3.79%. A diretora Juliana Nogueira informou que Jequié tem conseguido diminuir o número de casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado, com ações de controle e prevenção, mas o índice de infestação continua elevado e isso é muito preocupante.
Diante dessa situação, a Prefeitura Municipal promove campanha de orientação, palestras, panfletagens, caminhadas, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, entre outras atividades. Com a efetiva participação de moradores de vários bairros, encontra-se em andamento o Projeto de Mobilização Social no Controle da Dengue. Inclusive, o município de Jequié continua ocupando a primeira colocação em número de ações realizadas entre os 12 municípios baianos que aderiram ao citado projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado.
Para facilitar o acesso das pessoas a Prefeitura de Jequié criou a Central de Informação e Orientação da Dengue, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Bandeira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Lá as pessoas encontram material informativo e uma equipe especializada para orientar sobre os métodos preventivos, receber denúncias, fazer encaminhamentos. O telefone da Central é: 3526-8921.
ALERTA
As autoridades alertam: para vencer a batalha contra a dengue é preciso que haja mudança de hábitos. Por isso, a orientação: reúna sua família e dedique, ao menos 10 minutos por semana, para cuidar de sua casa, não permitindo água acumulada em recipientes abertos como pneus e garrafas, e lave com frequência bebedouros e outros objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Com a sua ajuda será possível vencer essa luta, advertem as autoridades.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ.