Pesquisar

Jequié continua em primeiro lugar no ranking do Projeto de Mobilização Social no Controle da Dengue. Mas situação é de alerta permanente.



Acaba de ser atualizado o ranking do Projeto de Mobilização Social no Controle da Dengue. O município de Jequié continua ocupando a primeira colocação em número de ações realizadas entre os 12 municípios baianos que aderiram ao citado projeto. O sucesso desse trabalho é resultado de vários fatores como a efetiva participação dos articuladores, as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, entre outras. “Tem sido crescente o apoio da população, mas essa corrente precisa ser fortalecida”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Julianna Nogueira, ao destacar a importância do trabalho conjunto entre o governo e a sociedade no sentido de evitar uma possível epidemia de dengue.

Juliana Nogueira lembra que as ações de controle e prevenção vêm sendo intensificadas em Jequié, pois a cidade é uma das que podem enfrentar problemas com a dengue no verão que se aproxima. Segundo ela, é grande o risco de uma epidemia de dengue no estado da Bahia. “Temos buscado o apoio de todos nessa luta”, afirmou a diretora Juliana, citando a imprensa como um dos segmentos parceiros. “Além dos meios de comunicação, temos encontrado apoio de associações, sindicatos, igrejas, empresas e outros.

Para facilitar o acesso das pessoas a Prefeitura de Jequié criou a Central de Informação e Orientação da Dengue, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Bandeira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Lá as pessoas encontram material informativo e uma equipe especializada para orientar sobre os métodos preventivos, receber denúncias, fazer encaminhamentos. O telefone da Central é: 3526-8921.

Reúna sua família e dedique, ao menos 10 minutos por semana, para cuidar de sua casa, não permitindo água acumulada em recipientes abertos como pneus e garrafas, e lave com frequência bebedouros e outros objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Com a sua ajuda será possível vencer essa luta, advertem as autoridades.


Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ.