Pesquisar

Entrevista com Thiago Machado do Coletivo Borda da Mata - Fora do Eixo

Thiago Machado ao centro com camisa verde clara.



Para você que ainda não sabe o que é o Coletivo Borda da Mata - Fora do Eixo, que vem modificando o cenário cultural de Jequié, com bons shows... Confira a entrevista que fiz com Thiago Machado, um dos idealizadores e produtores do projeto.


1 .O que é o Coletivo Borda da Mata – Fora do Eixo ?

O nome Borda da Mata surgiu para explorar de forma poética o primeiro nome da cidade, com o propósito de valorização cultural. O coletivo é um núcleo de produção de eventos, tem como objetivo, extrair da cidade diversas expressões artísticas dos profissionais envolvidos nos trabalhos autorais, contudo, envolvemos aqueles também que estão de alguma forma, ocultos pela falta de espaços e oportunidades na cidade para se apresentarem. O forte do coletivo é a música, pois foi onde tudo começou no Fora do Eixo. Atualmente somos um ponto parceiro do circuito Fora do Eixo, onde recebemos sempre propostas de bandas e artistas que estão em tour para circular aqui na cidade.

2.O que há de diferente neste projeto para os demais que também trazem show para cidade?

O diferencial do Fora do Eixo é fomentar a cultura local, mas se tratando em realizar shows, vamos receber todos os meses propostas de grupos musicais e artistas do Brasil inteiro que estarão em tour pela Bahia, como também de países como Argentina que também faz parte do circuito Fora do Eixo.

3.O primeiro show realizado pelo coletivo foi o de Formidável Família Musical, uma banda respeitada e de altíssima qualidade. Quais as dificuldades de trazer uma banda como esta?

As dificuldades são semelhantes ao que as bandas alternativas encaram, por exemplo, uma banda com a qualidade que é Damm e a Formidável Família Musical não ter acesso a grandes apoiadores e parceiros. Você percebe os desafios de imediato que o produtor ou agitador cultural tem em realizar eventos como estes com intenções boas para cultura da cidade.

4.É possível dizer que o projeto Fora do Eixo possibilita Jequié entrar no circuito cultural nacional, com a vinda de artistas reconhecidos nacionalmente?

Sim, já fazemos parte deste circuito. Agora, quando você diz artistas de reconhecimento nacional, logo a gente pensa em bandas que estão no Eixo do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo que é sempre divulgada na TV aberta, os artistas em evidências nas emissoras, rede Globo e a Record, entre outras. É bom salientar, somos um circuito Fora do Eixo (risos) isso não quer dizer que não virá bandas para se apresentar aqui na cidade com reconhecimento nacional, muitas se apresentarão e algumas já dispõem de espaço na TV aberta, mas o foco de mídia maior é na emissora MTV. No mês de outubro deste ano, teremos muitas novidades neste contexto, é só aguardar.

5. Como os artistas de Jequié serão inseridos nos eventos?

Os artistas de Jequié são inseridos no coletivo Borda da Mata como colaboradores ou parceiros. É o primeiro passo, após isto, vão sempre se apresentar nos nossos eventos e estarão também em catálogo para apresentar em outros coletivos do estado da Bahia e do Brasil.

6. A intenção é abarcar apenas shows musicais ou terá a apresentação de outras manifestações artísticas?

Não. O coletivo Borda da Mata não é uma produção apenas para realizações de shows de música, nosso objetivo é cultivar os artistas locais e colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade com vários projetos que serão desenvolvidos.

7.A Bahia é um verdadeiro celeiro cultural, mesmo assim, durante um bom tempo em Jequié tivemos eventos segmentados, na maioria das vezes com shows intitulados como de “massa”. O que mudou na Cidade Sol que hoje já é possível trazer eventos de maior qualidade?

Os eventos que são realizados em Jequié e são intitulados de massa sempre tem um apelo popular, mas nem sempre trazem benefícios culturais para cidade. Quero exaltar aqui os desafios que o produtor Arthur Pires tem em trazer bandas, de diversos estilos consideradas de peso. É notório a potencialidade destes eventos (embora nem sempre seja esta reconhecida) mesmo sendo considerados de massa. Jequié está mudando, a cidade está se desenvolvendo em vários aspectos. No seguimento cultural, entretanto, temos dificuldades, uma vez que nos falta apoio tanto das entidades públicas quanto das privadas. Este ano, por exemplo, não haverá "O encontro Nacional dos Motociclistas", que é considerado o maior evento de rock da cidade, por falta de apoio para cobrir os custos. Borda da Mata é uma nova alternativa para aqueles que querem curtir noites com músicas de qualidade na cidade de Jequié.


8. Quais os próximos eventos?

Dia 10/09 – Banda Casa de Vento – Feira de Santana-BA
Banda Imunidade Acústica – Jequié-BA

Dia 17/09 – Banda Lunata - Salvador-BA
Neubera Kundera – Jequié-BA

Dia 24/09 – Banda Ladrões de Vinil – Vitória da Conquista-BA
Sérgio Candombá – Jequié-BA
Semente Nativa – Jequié-BA
Dj Ney
Havana Music bar – ao lado do Palácio das Artes em Jequié.

*Não poderia deixar de dizer que hoje é a melhor casa de shows da região, espaço altamente sofisticado e com isolamento acústico.

9.Para galera que quiser obter outras informações, como podem entrar em contato?

Entra em nosso blog: http://coletivobordadamata.blogspot.com/
Acesse nossa rede social pelo Orkut, facebook e twitter.
Contato pelo número 73 88049480 / 73 91366119

Thiago Machado
Articulação e Circulação
Col. Borda da Mata - FDE

Por: Jaqueline Souzarte

A @Showja e o Jornal Cidade apoiam e parabenizam os integrantes do Coletivo Borda da Mata - Fora do Eixo. Agradecemos a Jaqueline Souzarte por ceder os direitos de reprodução da entrevista.

JalberVeloso
Diretor / Produor
www.SHOWJA.com

Siga a Showja no Twitter