Pesquisar

Show do grupo hard rock sueco Europe, no Brasil.

Na foto, o Europe do vocalista Joey Tempest (segundo da esquerda para a direita) e do baixista John Levén (último à direita) ensaia para mostrar todos os clássicos no Brasil.




Confira a entrevista do Playblog com o baixista John Levén para saber como será o primeiro e único show do grupo de hard rock sueco Europe, dono do hit The Final Countdown, no Brasil




Por que essa é a primeira vez que vocês vêm ao Brasil?  


Tivemos uma proposta nos anos 1980, acho que para ir a um Rock in Rio, mas houve um problema de moeda, de câmbio, que acabou atrapalhando, se não me engano. Mas estamos ansiosos para tocar aí pela primeira vez, Brasil, terra de lindas mulheres! Estamos inclusive ensaiando canções que não entraram na última turnê europeia para mostrarmos todos os clássicos de todas as fases para os fãs brasileiros.



Eu li que vocês são a quarta banda mais bem-sucedida da Suécia. A primeira, obviamente, é o Abba. Quais seriam as outras duas?

Uma, com certeza, é o Roxette. A outra, acho que é o Cardigans.


Quando vocês ficaram grandes nos Estados Unidos, quais foram as principais dificuldades para um sueco ao passar a viver no país? Nenhuma, não há dificuldade nos Estados Unidos, era tudo ótimo. A única coisa que me arrependo é de não termos tocado, excursionado tanto nos Estados Unidos quanto poderíamos, culpa do nosso empresário sueco na época. Fizemos só duas turnês, uma com o Def Leppard.


Você tocou com outro sueco famoso, o guitarrista Yngwie Malmsteen. Por que não deu certo na banda dele?

Porque eu achava que ele precisava de um bom cantor, e ele queria, ele mesmo, cantar. Eu fui tocar com ele depois de ter um primeiro projeto com os caras do Europe. Quando ele decidiu cantar, voltei para o grupo que tinha o Joey Tempest (vocalista do Europe), era mais divertido. O curioso é que as gravadoras só queriam asssinar contrato com a gente se cantássemos em sueco, tanto o Europe quando o Yngwie. Nunca nem cogitamos essa hipótese.


Vocês tocavam em grandes estádios nos anos 80. O que há de melhor hoje em tocar em lugares menores, como aqui no Brasil, numa casa de shows?

O lugar daí tem capacidade para cinco mil pessoas, não é? Então, não é pequeno, acho o tamanho ideal, maior que isso não dá para se ter uma boa qualidade de som e uma boa atmosfera.

"The Final Countdown", o maior hit do Europe, ainda toca em muitos lugares.Qual foi a situação mais estranha que você ouviu a música?

Eu nunca ouvi em lugares estranhos, até porque não ouço rádio. Mas eu li uma entrevista com essa mesma pergunta esses dias e alguém disse que a ouviu num bar no Amazonas, o que é bem estranho. Eu acho que George W. Bush a usou em sua primeira campanha, se não estou enganado. Sem autorização, registre-se.

O Europe faz única apresentação no Brasil dia 05/11 em São Paulo, no HSBC Brasil (Rua Bragança Paulista, 1281). Ingressos entre R$ 90 e 360.


www.SHOWJA.com - Musica e informação