Pesquisar

Ex-BBB Thyrso ensina uma nova receita de peru para o Natal

Na maioria das mesas brasileiras, o peru é o personagem principal da ceia de Natal. Além disso, geralmente ele é acompanhado pelos clássicos farofa, arroz branco e salada russa. Quem faz questão de ter a ave na celebração natalina, mas está enjoado do mesmo sabor, tem alternativa. Para o Especial Y Culinária de Natal , o ex-BBB e chef Thyrso Mattos indica uma receita própria para dar um toque diferenciado ao peru.


"É uma receita especial porque o recheio não é feito com farofa, como é o habitual, mas com farinha de rosca ou pão", explica o cozinheiro. Segundo o ex-BBB, ele se inspirou na cozinha do norte da Itália, da região da Lombardia, para elaborar o prato. "Ela é famosa e maravilhosa", ressalta.


Para acompanhar o peru, o chef indica o arroz enformado coberto com amêndoas em lascas ou passas. "Previamente refogadas na manteiga, usando temperos a gosto", destaca Thyrso Mattos. "Quem prefere, pode usar o arroz branco, mas lembrando que o próprio recheio do peru já é um delicioso acompanhamento", completa o chef.
Divulgação


Ficou com água na boca? Então tome nota da receita:

Primeiro, tempere o peru somente com sal e pimenta-do-reino.

Em seguida, prepare o recheio:


Leve dois copos de óleo ao fogo para aquecer juntando, em seguida, uma cebola grande picada e meio salsão também picado (não é necessário picar miúdo). Deixe fritar um pouco. Depois, junte cerca de 600 gramas de farinha de rosca. De preferência, não use farinha pronta. Prepare a sua torrando e triturando pão grosseiramente no processador ou liquidificador. Misture bem. Em seguida, junte nozes picadas em pedaços grandes, passas brancas ou pretas sem sementes, meia garrafa de vinho branco seco, sal e pimenta-do-reino a gosto, 150 gramas de parmesão ralado e salsinha picada. Para quem gosta de castanhas portuguesas, o chef indica inseri-las cozidas inteiras.

Atenção: o recheio deve ficar úmido. Se ele secar, coloque um pouco de caldo de galinha, água ou vinho. Depois, deixe esfriar para colocar esse preparado no peru (incluindo no papo).

Em seguida, passe cerca de 200 gramas de manteiga sobre a ave e coloque ramos de alecrim fresco. O próximo passo é levar ao forno para assar, coberto com papel alumínio, retirando quando já estiver praticamente pronto, para que a parte externa da ave fique dourada.


Receita para o molho:


Na própria forma em que foi assado o peru, junte um copo de vinho branco seco, deixe reduzir um pouco, acerte os temperos e coe. A dica é colocar o molho no freezer para a gordura se solidificar. Assim, fica mais fácil retirá-la com uma colher. Depois, leve ao fogo novamente para engrossar, com aproximadamente uma colher de sobremesa rasa de amido de milho dissolvido em um copo de vinho ou caldo de galinha. Decore a gosto. "Sugiro frutas da época ou fios de ovos", finaliza Thyrso. E bom apetite!




Siga-nos no Twitter: @SHOWJA

 www.SHOWJA.com - Musica e informação