As políticas públicas de educação do Município de Jequié para os próximos dez anos vêm sendo discutidas em audiências públicas, como ocorreu nesta quarta-feira, 14 de julho, com a participação de representantes da prefeitura, da câmara de vereadores, de conselhos, associações e outros segmentos organizados. Nesta reunião, foram apresentadas e discutidas novas temáticas que vão constar do Plano Municipal de Educação com enfoque no ensino médio, formação tecnológica, diversidade cultural e inclusão social, gestão e financiamento da educação.
Outras temáticas já foram ou ainda serão discutidas até a elaboração do Plano, que será encaminhado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei, entre eles educação Infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial, educação ambiental, educação à distância, educação do campo, formação e valorização do profissional de educação
Na abertura da reunião desta quarta-feira, o vice-prefeito Eduardo Lopes destacou importância do planejamento para a gestão pública. “Esse tipo de trabalho serve para a atual e para as futuras administrações”, afirmou. Ele esclareceu que, embora o Município não tenha responsabilidade de oferta da educação superior e profissional, o Plano Municipal de Educação precisa definir políticas e estratégias de envolvimento das ações municipais no atendimento estadual ou federal.
A secretária de Educação, Miriam Rotondano, disse que o Plano de Educação não é um plano da rede de ensino do Municipal, mas um projeto de educação do município, construído com a participação da sociedade, ali representada por diversos segmentos organizados. A representante do Conselho Municipal de Educação, Débora Braga, falou da preocupação dos conselhos em relação às prioridades. Já o vereador Wanderlei Nery explicou sobre a atuação do Poder Legislativo na elaboração e aprovação do projeto de lei.
O Plano Municipal de Educação visa elevar a escolaridade da população; a melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis; a redução das desigualdades sociais; a democratização da gestão do ensino público; a garantia do acesso e a permanência, com sucesso dos alunos na escola; ampliação do atendimento na educação infantil; valorização dos profissionais de educação e, favorecer o desenvolvimento integral da pessoa com necessidades educacionais especiais.
O próximo encontro será no dia 28 de julho.