Pesquisar

Audiência Pública discute Plano Municipal de Educação.


As políticas públicas de educação do Município de Jequié para os próximos dez anos vêm sendo discutidas em audiências públicas, como ocorreu nesta quarta-feira, 14 de julho, com a participação de representantes da prefeitura, da câmara de vereadores, de conselhos, associações e outros segmentos organizados. Nesta reunião, foram apresentadas e discutidas novas temáticas que vão constar do Plano Municipal de Educação com enfoque no ensino médio, formação tecnológica, diversidade cultural e inclusão social, gestão e financiamento da educação.

Outras temáticas já foram ou ainda serão discutidas até a elaboração do Plano, que será encaminhado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei, entre eles educação Infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial, educação ambiental, educação à distância, educação do campo, formação e valorização do profissional de educação

Na abertura da reunião desta quarta-feira, o vice-prefeito Eduardo Lopes destacou importância do planejamento para a gestão pública. “Esse tipo de trabalho serve para a atual e para as futuras administrações”, afirmou. Ele esclareceu que, embora o Município não tenha responsabilidade de oferta da educação superior e profissional, o Plano Municipal de Educação precisa definir políticas e estratégias de envolvimento das ações municipais no atendimento estadual ou federal.



A secretária de Educação, Miriam Rotondano, disse que o Plano de Educação não é um plano da rede de ensino do Municipal, mas um projeto de educação do município, construído com a participação da sociedade, ali representada por diversos segmentos organizados. A representante do Conselho Municipal de Educação, Débora Braga, falou da preocupação dos conselhos em relação às prioridades. Já o vereador Wanderlei Nery explicou sobre a atuação do Poder Legislativo na elaboração e aprovação do projeto de lei.

O Plano Municipal de Educação visa elevar a escolaridade da população; a melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis; a redução das desigualdades sociais; a democratização da gestão do ensino público; a garantia do acesso e a permanência, com sucesso dos alunos na escola; ampliação do atendimento na educação infantil; valorização dos profissionais de educação e, favorecer o desenvolvimento integral da pessoa com necessidades educacionais especiais.

O próximo encontro será no dia 28 de julho.