20100506

A verdadeira evolução do velho Fiat Uno





Confira o que dizem os especialistas da WebMotors (uma das mais conceituadas Revistas Automobilisticas do Pais e do mundo) sobre o novo Fiat Uno.

Dizer que o novo Uno chega totalmente diferente do velho seria uma redundância. Tanto é que de Uno, o novo só leva o nobre nome. A mesma metamorfose acontece com qualquer veículo fabricado na Terra. Trata-se de uma linha evolutiva e natural das linhas de produções. A mesma transformação aconteceu com o “irmão” italiano do Uno, denominado de Panda. Antigamente, lá na Europa, o Fiat Panda tinha a mesma cara do nosso Uno brasileiro.

Para resgatar com louvor a história construída pelo velho Uno, o WebMotors separou as matérias que mais “bombaram” por aqui sobre o urbaninho.

Um dos primeiros registros sobre o Fiat Uno no WebMotors está na seção Guia de compra. Na ocasião, dissemos: O ano é 1990, em plena “Era Collor”, quando a Fiat lança o modelo que seria responsável pelo surgimento de todo um segmento: o dos carros populares. Estamos falando do Uno Mille, equipado com motor de 994 cm³ de cilindrada e potência de apenas 48 cv. O Guia de compra – Fiat Uno Mille traz, além de um série de dicas, uma breve história sobre o urbaninho.

Outro registro sobre o Uno no WebMotors que é válido é o da matéria de Guia de compra – Uno Turbo. Já no “abre” da matérias afirmamos: “Coube ao Fiat Uno o privilégio de ser o primeiro carro nacional a sair de fábrica equipado com motor sobrealimentado por turbocompressor”.

Outra matéria que não podia faltar nessa lista é a de quando o Mille Economy entrou na oficina. Na época em que a matéria foi elaborada, o WebMotors disse: Lançado mundialmente em 1983, com a proposta de oferecer transporte a baixo custo, com boa visibilidade, amplo espaço interno, robustez e simplicidade mecânica, o Uno, ao longo dos 26 (27) anos de existência, mudou de nome e passou por leves mudanças estéticas e profundas alterações mecânicas para continuar a ser um sucesso de vendas.

Para finalizar o momento nostálgico WebMotors destacamos- três avaliações completas sobre o carrinho. A primeira delas mostra a versão Way rodando na terra. A segunda mostra como o Fiat Mille ganhou pneus de baixa resistência a rolagem e um econômetro. A última, mais recente, apura como o carrinho se saiu no dia-a-dia. Afinal, nem Giugiaro acreditaria que fosse durar tanto tempo.

Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Divulgação

Marcadores: , , , , , , , , , ,