Pesquisar

Inaugurado o Centro de Referência em Direitos Humanos da UESB em parceria com a Prefeitura.

   
Foi implantado, nesta quinta-feira (27/10/2011), o Centro de Referência em Direitos Humanos da UESB, iniciativa que conta com a participação direta da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito Luiz Amaral, do reitor, Paulo Roberto Pinto Santos, do vice-prefeito Eduardo Lopes, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral, do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Fábio Felix Ferreira, entre outras autoridades e convidados. O Centro, que funciona na Rua Lídio Montal, entre o CAPE e o Centro de Referência da Mulher, nas proximidades do IERP, receberá e encaminhará denúncias sobre violação dos Direitos Humanos.
O Centro de Referência em Direitos Humanos da UESB, em Jequié, vai estabelecer convênios e parcerias com entidades e instituições, possibilitando o apoio ou a criação de fóruns locais e regionais de direitos humanos, tendo como objetivo precípuo que essa prática se amplie por toda a região.
O enfrentamento ao preconceito, à intolerância e ao descuido, contra todas as populações caracterizadas por qualquer tipo de diversidade, exige o envolvimento de toda a sociedade. Isso significa trabalhar num processo de articulação, centrado em um ambiente efetivo de rede de atendimento. Portanto, o Centro de Referência em Direitos Humanos da UESB, em Jequié, além de participar da rede de serviços da cidade terá como objetivo divulgar os serviços integrantes dessa rede, além de: prestar informação sobre direitos e serviços; oferecer atendimento jurídico, social e psicológico; promover capacitação em direitos humanos, aliado á produção de conhecimento; priorizar a realização da mediação de conflitos; proporcionar apoio e articulação a iniciativas que envolvam os direitos humanos. O público estimado que se pretende atingir é de cerca de 5020 pessoas, diretamente, por meio das oficinas, reuniões e atendimentos, no período de um ano, à população da cidade de Jequié e cidades circunvizinhas.
Com a criação desse Centro de Referência em Direitos Humanos, espera-se criar condições de acompanhar questões relativas aos direitos humanos em suas diferentes ordens, atendendo a indivíduos que se caracterizem vítimas de preconceito, discriminação, intolerância, desrespeito, abusos e maus tratos, negligência e abandono. E dessa forma, fazer valer o compromisso com a garantia da cidadania e da dignidade dos cidadãos, visando a dignidade da pessoa humana.
O público prioritário dos Centros de Referências são crianças e adolescentes, idosos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, populações quilombola, ribeirinho, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, pessoa atingida por hanseníase, catadores, vítimas de intolerância religiosa, de preconceito racial, indígenas, mulheres vítimas de violência e preconceito, trabalho escravo, ciganos, pessoas em vulnerabilidade social e econômica, atores de governos e públicos, educadores e profissionais do sistema educacional, beneficiários de programas sociais, lideranças em Direitos Humanos e movimentos sociais, egressos do sistema prisional, profissionais do sexo, refugiados ambientais, vítimas de xenofobia, vítimas de conflitos agrários, pessoas em sofrimento psíquico, população carcerária e familiares, proteção a testemunha, ou seja, todas as vítimas de preconceito, discriminação, intolerância, desrespeito, abusos e maus tratos, negligência e abandono.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ.

Siga a Showja no Twitter