Os primeiros dois milhões de cartões do Registro de Identidade Civil – documento que irá substituir o RG - serão bancados pelo governo. Eles serão emitidos para um período de um ano de testes ao valor de R$ 40,00.
Quando estes cartões foram repassados ao cidadão, estima-se que a nova cédula de identidade custe R$ 15,00, explica Paulo Ayram, secretário-executivo do comitê gestor que trata o tema no Ministério da Justiça.
De acordo com o Ministério da Justiça, a partir dos próximos meses, parte dos moradores de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo documento.
O RIC, lançado oficialmente em 30 de dezembro de 2010, deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG. A perspectiva é de que a troca de todos os atuais documentos de identidade seja feita em um prazo de 10 anos. O chip contido no RIC deve reunir informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura e local de expedição.
Fonte: MetropoleSiga-nos no Twitter:
@SHOWJA