Pesquisar

Tomate - Uma carreira de sucesso!

Com 10 anos de carreira artística, desde o carnaval de 2008 que Tomate iniciou uma nova fase. O cantor, que se despediu do comando do seu antigo grupo, o Rapazolla, partiu para carreira solo com a vontade de mostrar todo seu potencial. E o novo projeto já começou assim: diferente, cheio de novidades e com uma surpreendente sonoridade musical. A sua estreia na carreira solo foi em solo mineiro, quando Tomate fez uma longa turnê por Minas Gerais e que seguiu depois para todo país mostrando o seu novo show, juntamente com sua banda, compostas por grandes músicos e apelidada carinhosamente por ele de “Lado T”.

Para quem estava acostumado às apresentações eletrizantes de Tomate, vai se surpreender com a performance, ainda mais micareteira e madura, que o cantor assumiu nessa nova fase. O repertório conta com os grandes hits da sua carreira como: “Coração”, “Vem me Buscar”, “Aprendendo a Amar” e “Aqui é o seu Lugar”, e com duas canções que marcaram esse início, e tocaram em todas as rádios do Brasil. “E Agora?” é canção de autoria do próprio cantor em parceria com seu irmão, Ricardinho e Abel Caruso, e carro-chefe do novo álbum gravado em Salvador. E “Anjo Bom” composta por Serginho Cassiano, do grupo baiano de reggae Adão Negro, que foi regravada por Tomate. Nesta nova versão, adquiriu influências de diferentes ritmos e tornou-se uma balada romântica. Outra canção que foi bem aceita pelo o público é a inédita “Sou Mineiro”, composta também pelo próprio cantor em parceria com Jefinho e Abel. A canção, que foi lançada na turnê de Minas Gerais em 2008, é uma homenagem aos mineiros que tem sangue micareteiro e ainda faz referência à união dos estados de Minas Gerais e Bahia.

Isso sem falar da canção “Balançaê”, que virou um grande hit durante o Carnaval 2009 e em todas as rádios da cidade. Atualmente, o cantor lança a música Cuida de Mim, versão do sucesso internacional I’m Yours, de Jason Mraz, que já virou febre na internet, com vídeos e downloads disseminados pela rede. “Nossa! Eu vi a galera comentando no Orkut, deixando recado no meu site [www.tomateonline.com.br] e lá no youtube. Achei bacana esse sucesso porque fiz a letra de brincadeira já que gosto muito dessa música original e vi que ela poderia também resultar em uma canção legal, com versos em português”, relata Tomate.
No show, o cantor ainda interpreta os grandes sucessos da axé music que agitam o público apaixonado pelo ritmo baiano.

Primeiras conquistas da carreira solo
O primeiro CD da carreira solo: “ Primeiro – Ao Vivo em Salvador”

Tomate gravou seu primeiro CD da carreira solo, na capital baiana, em sua cidade, onde tem uma relação de amor eterno. Este foi o primeiro show do cantor em solo baiano, e por isso teve muita expectativa. O repertório, definido por Tomate, esteve composto por 16 músicas, entre elas “Balançaê”, “E Agora?”, “Anjo Bom”, “Só Faço com Prazer”, “Te Espero no Farol”, “I Love You Baby”, “Minha Vida é Você” e “Papa Aê”. Além disso, o álbum conta ainda com uma faixa interativa da música, “Sou Mineiro”, gravada em Minas Gerais, durante os shows do aquecimento do Axé Brasil Extra.

“É um grande orgulho lançar esse projeto autoral, mas é muito trabalhoso também. Esse álbum teve a responsabilidade de sair melhor do que todos outros, porque agora estou de corpo e alma, essa é a minha verdade! Cada arranjo, cada letra passou cuidadosamente por mim”, revelou Tomate que dedicou esses últimos meses na concepção deste trabalho. A pedido do próprio cantor a gravação deste primeiro álbum solo foi em Salvador, durante em festa na Área Verde do Othon, em 2008. A direção musical é assinada pelo próprio Tomate em parceria com o músico Adail Scarpelini.

Tomate é destaque no Axé 2009
Tomate subiu ao palco para embalar os foliões que esperavam pelo o início de sua quarta apresentação no evento, considerado hoje como o maior festival de música baiana do país. O cantor abriu o show com a música Te Espero no Farol. Mas no set list também não faltaram os hits de sua carreira como Coração, Aprendendo a Amar e a música Balançaê, que foi muito executada durante o carnaval baiano de 2009. Uma das músicas mais esperadas pelo público foi “Cuida de mim”, versão de I´m yours, de Jason Mraz, criada por Tomate e que já virou febre na Internet. O público mineiro acompanhou em coro a nova canção e curtiu a festa no estilo elétrico do cantor, que levou os foliões ao delírio.

Outro grande momento do show foi quando o cantor desceu do palco e foi para pista para cantar ao lado da galera a música de sua autoria, Sou Mineiro, que faz uma homenagem ao público de Minas Gerais e revela ainda a relação entre a Bahia com o estado mineiro. Para completar a animação dos foliões, Tomate ainda cantou os hinos dos times Atlético e Cruzeiro.

Carnaval 2010

Tomate anuncia contrato com o Bloco Os Internacionais

Na contra-mão de outros artistas, que estão se deslocando para o circuito Barra-Ondina, Tomate acabou de fechar um contrato com o bloco Os Internacionais, para o Carnaval 2010 em Salvador. O anúncio foi feito pelo próprio cantor durante a coletiva do Axé 2009, realizada na última sexta-feira, dia 3, em Belo Horizonte-MG.

O convite para comandar os três dias do tradicional bloco no circuito Campo Grande-Avenida surgiu, inclusive, pelo reconhecimento do cantor como um dos melhores puxadores de trio da nova geração. “Este ano eu acabei descobrindo o real valor da avenida, então estou muito feliz porque o Bloco Inter é um dos mais tradicionais da Bahia, é o primeiro da fila e ainda desfila todos os dias no Campo Grande!”, disse feliz o cantor. “Queremos dar uma cara jovem para o bloco mais tradicional do Carnaval baiano, vamos fazer um trabalho social forte incluindo o sul e sudeste do país onde tenho muitos fãs”, finalizou Tomate.
Mas além do Inter, o cantor já estuda outras propostas para quinta, sexta e sábado do próximo Carnaval.

História de micareteiro*

A música está na vida de Fabrício Kraychete desde os 15 anos, quando já era conhecido como Tomate - apelido dado na infância. Ainda no colégio, se envolveu com a música e participou de oficinas e festivais. Estas experiências transformaram aquele garoto curioso e agitado em um músico apaixonado pelo que faz. O axé foi consolidado em sua carreira logo que ingressou no grupo Rapazolla, onde permaneceu por sete anos. Neste período, conquistou milhares de fãs pelo país. Prêmios de “Cantor revelação” e “Música do Carnaval”, por Coração [Dorgival Dantas], foram conquistados no Carnaval de 2005, obtendo grande repercussão nacional.

No comando do grupo, lançou dois CDs pela Universal Music e nesse período tornou-se reconhecido pela sua maior marca: a energia contagiante. E com a animação de sempre e os sucessos das músicas e dos shows pelo Brasil e no exterior, ficou conhecido como maior puxador trio da nova geração do axé music.

Hoje, aos 25 anos, sem o cabelo vermelho, sua marca registrada no início da carreira, Tomate continua visceral e buscando seu próprio caminho na carreira solo. Demonstra diversidade e maturidade como artista e compositor e dirige um novo projeto misturando ritmos, influências e sons. “Minha arte é a minha música, nela experimento, pesquiso e tento levar a alegria para o coração das pessoas”, explica o cantor. E é isso que faz de Tomate um artista cada vez mais admirado pelos fãs!

*Micateiro: Termo usado para os foliões dos Carnavais fora de época.



Siga-nos no Twitter: @SHOWJA

www.SHOWJA.com - Musica e informação Get cash from your website. Sign up as affiliate.