Pesquisar

Projeto de Comunicação para o Combate à Dengue vem sendo fortalecido em Jequié


O Projeto Municipal de Comunicação, Mobilização Social e Ações para o Combate à Dengue vem sendo intensificado na cidade. A Prefeitura de Jequié montou um plano especial de comunicação para ampliar o diálogo com a comunidade, utilizando todos os canais disponíveis como rádios, jornais, revistas, sites, blogs, placas, panfletos, além de buscar a contribuição de igrejas, associações, sindicatos e outros segmentos. Os contatos serão ampliados a partir desta sexta-feira, 23 de julho, para que haja uma maior participação de todos os setores, a fim de orientar como cada um deve agir para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença e informar sobre os riscos que a doença representa.

Da programação consta a realização de uma Carreata, que será realizada neste sábado, instituído como o Dia Municipal de Combate a Dengue. A concentração inicial será no Viveiro, às 8h30min. A Carreata saíra com destino a Unidade de Saúde Dr. Aurélio Shiaretta, no Loteamento Itaigara. Nessa área, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores públicos lotados em várias secretarias municipais e voluntários vão atuar, também, em mutirões de limpeza e cobertura de reservatórios. Todas as unidades de saúde da cidade vão funcionar, em regime de plantão, na manhã deste sábado a serviço da Campanha.

Nos próximos dias, serão realizadas colagens de adesivos em veículos, panfletagens, palestras, reuniões, visitas a escolas, igrejas e a outras instituições. A proposta é abordar sobre a participação de cada um habitante na campanha, que tem caráter permanente. “Essa é uma luta que não pode parar. E é importante que todos estejam engajados nessa campanha”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Juliana Nogueira. Apesar da redução do número de casos de dengue, em comparação ao ano passado, o Índice de Infestação Predial permanece elevado em quase todos os bairros.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Em 2009, da Semana 01 a Semana 27, ou seja, de 1 de janeiro a 10 de julho, ocorreram 10.421 casos de dengue na cidade de Jequié. Em 2010, da Semana 01 a Semana 27, ou seja, de 1 de janeiro a 11 de julho, ocorreram 97 casos confirmados da doença. A secretária de Saúde, Stela Souza, deixou claro que, esses números tendem a crescer com a divulgação do resultado de novos exames. “A situação é bem melhor, se comparada ao mesmo período do ano passado, mas não podemos vacilar”.


CARREATA

Sábado, às 9 horas da manhã, Carreata com saída da Praça do Viveiro, com destino a Unidade de Saúde da Família Dr. Aurélio Schiarreta, no Itaigara, passando pela Avenida Rio Branco, Rua Jerônimo Sodré, Rua Felix Gaspar, Praça Luis Viana, Ponte do Mandacaru, Avenida Exupério Miranda, Rua Francisco Paulo Gomes, Rua E [5ª Travessa à direita] e USF Dr. Aurélio Shiaretta.

Participarão das atividades, ao longo dos próximos dias, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Dires, Embasa, Imprensa, Escolas Municipais, Tiro de Guerra, Sesc, Secretarias Municipais de Serviços Públicos, de infraestrutura, de Relações Institucionais e Comunicação Social, entre outros setores.