Pesquisar

Combate aos focos do mosquito da dengue em Jequié

O trabalho de combate aos focos do mosquito da dengue vem ocorrendo em várias frentes na cidade de Jequié. Além das visitas domiciliares, que é um serviço ininterrupto, as equipes atuam na cobertura de reservatórios, limpeza e na pulverização de inseticidas e aplicação de larvicidas, principalmente nas áreas de maior incidência de casos da doença, a exemplo do Mandacaru.

Das medidas preventivas constam também a realização de palestras e reuniões em igrejas, escolas, associações e outras entidades. “Fazemos um trabalho corpo-a-corpo em todas as comunidades, orientando os moradores sobre a melhor atitude, que é combater os focos do inseto”, esclarece Jeiza Alves, coordenadora de Educação Popular em Saúde, estrutura ligada a Secretaria de Saúde do Município.



Todo esse esforço tem rendido bons resultados. O número de casos de dengue é bem menor, em comparação ao ano passado, quando nesta época do ano, a cidade vivenciava uma epidemia e registro de óbitos. Porém, os índices de infestação continuam elevados, o que deixa Jequié em uma situação de alerta.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Jequié, na Semana 21 ocorreram 64 notificações, com maior incidência nos bairros Mandacaru e Jequiezinho. Nesse período nenhum foi caso confirmado pelo PIEJ.

ENTENDA

Tratamento Perifocal - Consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos com o objetivo de atingir o mosquito adulto que aí pousar na ocasião do repouso ou no momento anterior à postura de ovos. O tratamento perifocal está indicado em pontos estratégicos como medida complementar ao tratamento focal, como os grandes depósitos de sucata, depósitos de pneus e ferros-velhos, onde estão sendo detectados mosquitos adultos.


Carro Fumacê - O serviço do carro fumacê obedece às especificações da Organização Mundial de Saúde e FUNASA, sendo observados intervalos (ciclo) entre as localidades. Este intervalo deve ser obedecido para que não haja um desequilíbrio ecológico, pois o uso indiscriminado desse serviço causa males à saúde humana e animal.



Coleta de material - Trabalho realizado na cidade e na zona rural, visando reduzir os criadouros para o mosquito da dengue.

Agentes de endemias – Atuam com a finalidade de levantar dados sobre o índice larvário e também à conscientização da população. Os Agentes de Endemias trabalham.

DENGUE – Índices de Infestação Predial (IIP) por ciclo.

Demonstrativo do Índice de Infestação Predial - 3º. Ciclo (09 a 15 de maio de 2010) por Semana e Localidade – Sede do Município de Jequié/BA.



Fonte: Departamento de Vigilância Epidemiológica – Secretaria de Saúde de
Jequié/BA.

Muitas vezes, o Índice de Infestação Predial oscila de um ciclo para outro. Essa alteração depende de vários fatores, incluindo a maneira como agimos preventivamente. Daí a importância de todos se engajarem na luta contra os focos do mosquito transmissor da dengue. Somente com a atuação de todos – poderes públicos, sociedade civil organizada e população – será possível vencer a dengue.

Os poderes públicos vêm fazendo sua parte. No ano passado, fez a limpeza dos canais, do Rio Jequiezinho, além de um trabalho ininterrupto de visitas de casa em casa feito pelos agentes de endemias, palestras, reuniões, alem da mudança do larvicida.



Apesar do índice de infestação nesses níveis, Jequié enfrenta uma situação bem diferente da do ano passado, quando, nesse período, a população sofria com grande número de casos suspeitos de dengue. Muitos deles foram confirmados em seguida. A redução é resultado das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, Entidades e de parcela da população.

Confira mais dicas importantes sobre o combate a dengue:
www.combatadengue.com.br/denguecomocombater.php


www.SHOWJA.com - A Radio Web que é Shoooww!