Pesquisar

Aprovado Sistema Agroflorestal Cacau X Seringueira

Cacau X Seringueira.



Visando a implantação do Sistema Agroflorestal cacau clonado, associado ao plantio da seringueira, no Distrito de Florestal e região, foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, uma reunião de trabalho, no dia 06 de setembro, com os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, do Banco do Nordeste, da CEPLAC, da Agroindustrial Ituberá e das Associações de Moradores de Florestal e Bateia, com a finalidade de discutir e aprovar o Termo de Cooperação Técnica entre essas entidades.
O Sistema Agroflorestal; consiste no plantio consorciado do cacau clonado e seringueira, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade da cultura cacaueira e da borracha. A Secretária Municipal de Agricultura, Maria Alves da Cruz, ressaltou a importância do Sistema Agroflorestal, principalmente através do rompimento da monocultura do cacau por parte dos agricultores familiares e pela compatibilidade agronômica entre as duas culturas. O agente de desenvolvimento Antonio Rodrigues afirmou o apoio do Banco do Nordeste ao programa, devidamente amparado pelo termo de parceria, onde cada entidade desempenhará o seu papel, oferecendo segurança na comercialização do látex produzido, sendo que a assistência técnica do programa será efetuada pela CEPLAC e Agroindustrial Ituberá que disponibilizarão um especialista para atender aos produtores da região.
Ressaltamos a presença do Sr. Charles Pryl, Presidente da Agroindustrial Ituberá, que reafirmou os objetivos da empresa na elevação da produção de borracha através da agricultura familiar contando com o apoio do Município, do Banco do Nordeste e CEPLAC.
Finalizando, o diretor de Expansão Rural da Secretaria Agricultura, Engenheiro Agrônomo Renildo Santos Peixoto, relacionou as vantagens do Sistema Agroflorestal; estabelecendo a ampliação da renda do produtor, redução dos riscos inerentes ao clima, mercado, pragas e doenças, facilidade no manejo das culturas, impedir desmatamentos desnecessários no sistema continuo de plantio, pois não é necessário à incorporação de novas áreas.
Durante a reunião de aprovação do Termo de Cooperação Técnica foram discutidos os assuntos em pauta:

a) Apresentação da minuta do Acordo de Cooperação Técnica do programa cacau x seringueira.
b) Implantação do jardim clonal do Distrito de Florestal
c) Sistema de produção de mudas
d) Assistência técnica ao programa cacau x seringueira
e) Capacitação dos técnicos da região no sistema cacau x seringueira
f) Publico alvo do projeto
g) Elaboração de proposta para capacitação dos produtores
h) Garantia de compra do látex produzido pelos produtores
i) Retenção parcial da receita oriunda da venda do látex com autorização prévia do produtor, para formação de poupança visando amortização das prestações vincendas dos respectivos financiamentos.

Fonte: Jornalista Lula Fascio

Siga a Showja no Twitter