Pesquisar

Foi um erro enterrar Bin Laden no mar?




Em meio as comemorações justificada pela morte de Osama bin Laden, uma questão embaraçosa está começando a elevar sua cabeça: Será que os políticos dos EUA cometeu um erro de enterrar o líder da Al Qaeda no mar?

Já, a decisão provocou críticas de alguns estudiosos islâmicos, que dizem que um enterro marítimo não está de acordo com a lei muçulmana. E há sinais de que a mudança poderia ajudar a combustível ceticismo, especialmente entre os críticos do presidente Barack Obama, sobre se Bin Laden foi realmente matou a todos.

O Pentágono disse que o corpo foi tratado de acordo com os procedimentos tradicionais islâmicos - incluindo a lavagem do cadáver - antes que ele foi colocado nas águas do norte do Mar Arábico.

Autoridades dos EUA disseram que queriam evitar Qaeda túmulo do líder local da Al se tornar um santuário para os seus seguidores. Eles também disseram que teria sido difícil encontrar um país estrangeiro disposto a aceitar bin Laden continua, especialmente em tão pouco tempo: a tradição islâmica e de prática de chamada para o corpo do falecido a ser enterrado dentro de 24 horas após a morte.

Mas, várias autoridades muçulmanas, disse hoje que o enterro do mar, de facto, violou a tradição muçulmana - e advertiu que poderia ajudar a desencadear as chamadas de vingança de militantes muçulmanos.

O enterro do mar "é contrária aos princípios das leis islâmicas, os valores e costumes religiosos humanitária", o xeque Ahmed al-Tayeb, o imame da Grande Mesquita de Al Azhar, no Cairo, disse à AP .

E Mohammed al-Qubaisi, grão-mufti de Dubai, repetiu essa visão. "Se a família não quer que ele, é muito simples no Islã: Você cavar uma sepultura em qualquer lugar, mesmo em uma ilha remota, você diz que as orações e é isso."

Ele acrescentou: "enterros do mar são permissíveis para os muçulmanos, em circunstâncias extraordinárias", acrescentou. "Este não é um deles."

E Abdul-Sattar al-Janabi, que prega na mesquita de Bagdad, Abu Hanifa, declarou: "Não é aceitável, e é quase um crime de jogar o corpo de um homem muçulmano para o mar", acrescentando que a acção "poderia provocar algum os muçulmanos. "

Mas o veredicto religiosa não pode ser assim tão aberto e fechado. Shamsi Imam Ali, do Centro Cultural Islâmico de Nova York, disse o vigia que, em circunstâncias de emergência, qualquer lei islâmica podem ser negligenciados. "Por exemplo, você não tem permissão para comer carne de porco", disse ele, mas acrescentou que, se você estava morrendo de fome, seria considerado aceitável. Ali disse que porque os Estados Unidos parece ter sido incapaz de encontrar um país para levar Bin Laden corpo dentro de 24 horas, isso poderia ter qualificado como uma emergência desse tipo.

práticas islâmicas lado, a decisão já está acionando as teorias da conspiração que lançam a dúvida sobre se Bin Laden está realmente morto - ainda que testes de DNA é dito ter confirmado com a virtual certeza de que o líder da Al Qaeda estava realmente morto. Uma afirmação do Taliban no Paquistão por que Bin Laden ainda está vivo, foi pego em vários usuários do site conservador FreeRepublic.com. Além disso, um escritor no site Andrew Breitbart Big Paz pediu bin Laden corpo a ser "escaneados digitalmente", de modo que os americanos puderam verificar a sua morte para si mesmos. No Twitter, Emily Miller, editor do conservador Washington Times, exigia uma foto do corpo como "prova".

Ceticismo só poderia aumentar em alguns setores, se a administração Obama se recusa a liberar fotos de Bin Laden corpo. Nenhuma decisão ainda foi tomada sobre a questão, segundo a Casa Branca contra o terrorismo conselheiro John Brennan, que disse esta tarde que isso poderia prejudicar as operações futuras.

(Em uma imagem tirada de uma transmissão de vídeo, 24 de dezembro de 1998, Osama bin Laden falou durante uma entrevista em um local não revelado no Afeganistão:. ABC News / AP)


Siga-nos no Twitter: @SHOWJA Get cash from your website. Sign up as affiliate.