Pesquisar

Paulistas se rendem ao forró da Bahia‏


Uma autêntica noite de forró embalada pelo xote, xaxado e baião. Foi assim o lançamento do São João da Bahia para cerca de 500 operadores de turismo e agentes de viagem de São Paulo, ontem (28), na capital paulista.

Os empresários e trabalhadores em turismo de São Paulo dançaram e cantaram os grandes sucessos do forró baiano, que estava representado por artistas como Adelmário Coelho, Zelito Miranda e Del Feliz.

O show foi aberto pelo forrozeiro Targino Gondim, que cantou novos e antigos sucessos, como Esperando na Janela. Em seguida, Adelmário Coelho levou os paulistas ao delírio com as músicas do seu repertório, em especial as canções do Trio Nordestino.

O secretário do Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm, disse que o objetivo do evento foi dar para os paulistas uma ideia de como é o São João no estado. “Muitos só conhecem o nosso Carnaval e desconhecem o fato de termos a maior festa regional do Brasil, que ocorre em mais de 400 municípios”, afirmou.

Os investimentos da Setur e da Bahiatursa na promoção e realização do São João são de R$ 11 milhões.

São Paulo representa um importante mercado de turismo para a Bahia. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estado enviou cerca de 1,2 milhão de visitantes para a Boa Terra em 2008.

Diante desses números, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa resolveram apostar nos paulistas para desenvolver a campanha para atração de visitantes durante os festejos juninos. Além dos paulistas, o São João da Bahia está sendo divulgado em Minas Gerais e em diversos estados do Nordeste.

Empolgados, alguns operadores paulistas asseguraram a comercialização de pacotes para a Bahia durante o mês de junho. O gerente de Vendas da CVC, que é responsável por mais de duas mil agências, Silvo Luiz, declarou que o São João da Bahia é um produto muito interessante. “Vendemos tudo o que está em nossa prateleira e a Bahia sempre oferece bons produtos, e este, com certeza, será bem vendido”, contou.

Em 2008, primeiro ano do São João da Bahia, a operadora comercializou 19 mil pacotes para a festa, contra 12 mil em 2007. Este ano, as expectativas são as melhores possíveis, uma vez que o produto São João já está consolidado.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, ressaltou algumas metas a serem concretizadas este ano. “Esperamos um incremento de 15 a 20% na ocupação hoteleira e o crescimento na venda de pacotes”, observou. Ela informou que os municípios litorâneos têm uma grande capacidade para absorver um alto número de turistas.