Pesquisar

Prefeito recebe Conselho Comunitário de Jequié em audiência


O presidente do Conselho Comunitário de Jequié, Maurício Cavalcante, foi recebido pelo prefeito Luiz Amaral, nesta sexta-feira, 21 de agosto, paratratar de assuntos relacionados a administração municipal. A movimentaçãodos servidores públicos municipais dominou parte da audiência. O encontro contou com a participação de representantes de vários segmentos organizados,a exemplo de José Marcos Andrade, presidente da Associação Comercial eIndustrial - ACIJ; Manoel David, diretor da ACIJ; e Celso Argolo, dirigentesindical. Contou também com a presença do vice-prefeito, Eduardo Lopes; dossecretários Carlos Prata [Fazenda e Planejamento] e Dermival Rios [Governo];do Controlador-Geral, Luciano Sepúlveda; do Procurador-Geral, Eliseu MaiaMatos e do presidente do Instituto de Previdência – IPREJ -, Lucas Tolomei. Está não é a primeira vez que acontece uma reunião com a sociedade civilorganizada para discutir questões ligadas ao governo. Existe um canalpermanente de diálogo com os conselhos, sindicatos, associações e outrasentidades. Luiz Amaral lembrou que reuniões como esta já foram realizadasdezenas de vezes nos últimos meses com excelentes resultados e enalteceu apreocupação do Conselho Comunitário de ter procurado ouvir os relatos doprefeito e de seus auxiliares. Ele citou conquistas como a decisão de conduzir professores do quadro paradiretor e vice-diretor das escolas municipais; a concorrência pública para aescolha da empresa responsável pelo serviço de limpeza pública, o que nãoacontecia fazia tempo; a realização dos festejos juninos; as mudanças feitasno transporte escolar; o combate ao mosquito da dengue; entre outras medidasimportantes; foram tomadas a partir de reuniões com a sociedade. O encontro serviu para o prefeito e seus auxiliares fazerem uma explanaçãosobre a situação atual da Prefeitura, o que já foi feito e sobre os projetosque serão executados nos próximos meses. “A administração, em nenhummomento, esteve travada. Pelo contrário. Muita coisa já foi feita nesses 7meses e importantes projetos foram viabilizados”, relatou Luiz Amaral.

CANAL ABERTO - Trazemos críticas fraternas. O nosso desejo é que a administração acerte,justificou o presidente do Conselho Comunitário, Maurício Cavalcante, aocolocar a entidade à disposição para colaborar com o governo local. Opresidente da Associação Comercial e Industrial, José Marcos, que já foirecebido no Gabinete por várias outras vezes, pôde tirar dúvidas sobre asituação do Município. A comitiva sugeriu que o prefeito compareça comfreqüência as entidades para que possa estreitar cada vez mais orelacionamento com a sociedade civil organizada.

ESCLARECIMENTOS
A audiência do prefeito Luiz Amaral com membros do Conselho Comunitário deJequié foi marcada por importantes esclarecimentos sobre as medidas queestão sendo adotadas decorre da necessidade de reorganizar a sua despesa compessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal [Lei Complementar 101/2000]estabelece que o Município não pode gastar, com pessoal, mais do que 51,3%da sua receita corrente liquida. Tal receita vem sendo severamentecomprometida por causa das transferências do Fundo de Participação dosMunicípios e ICMS, decorrentes da crise econômica mundial. O realinhamentoocorre também por conta do aumento vegetativo da folha, fato que eleva oíndice do limite prudencial