Pesquisar

Contagem regressiva para uma das maiores Copas de Futebol Sub 17 do país‏

Começou a contagem regressiva para o início da terceira edição de uma das maiores copas de futebol sub-17 do país. A Copa 2 de julho, promovida pela Sudesb, será aberta no dia 1º de julho e contará com a participação de 30 times. Entre estes, equipes de ponta como Grêmio, Vasco, Internacional, Goiás, Coritiba, Botafogo, além de Vitória e Bahia. Neste ano, a novidade será a participação da Seleção Brasileira da categoria, que também vai brigar pelo título.

As equipes competidoras foram divididas em cinco grupos de seis equipes. Apenas dois times de cada chave se classificarão para as oitavas de final. Os jogos serão disputados em 13 municípios: Pojuca, Dias D´avila, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, Conceição de Feira, São Francisco do Conde, São Félix, Cachoeira, Terra Nova, São Sebastião do Passé, Camaçari e Salvador. O jogo mais esperado da primeira fase da competição será Bahia x Seleção Brasileira, no dia 4 de julho às 13h50, no estádio de Pituaçu.

“Nesses três anos a Copa 2 de Julho vem crescendo e revelando diversos talentos. Esse ano teremos a presença da seleção brasileira, que além de trazer o sonho de diversos jovens jogadores para o mesmo gramado, deve atrair o público e ressaltar, cada vez mais, o valor desse evento a nível nacional”, afirmou o diretor de excelência da Sudesb, Sinval Vieira.

Criada com o intuito de revelar novos valores, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, promovida pelo Governo do Estado, via Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), teve sua primeira edição em 2007. A competição trouxe à Bahia as principais equipes brasileiras, como Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vasco, Palmeiras, Fluminense (RJ), Goiás e Atlético, que disputaram o título juntamente com as equipes do Bahia e Vitória e seleções municipais do estado. A equipe campeã foi o Internacional de Porto Alegre, que venceu o Cruzeiro de Belo Horizonte pelo placar de 2 a 1.

Na 2ª edição, em 2008, o Internacional conquistou o bicampeonato ao derrotar o Atlético-PR por 1 a 0, gol de Artur, no Estádio Toca do Guaiamum, em Porto Seguro (BA). O campeonato contou com a participação de 36 times, entre eles, seis clubes internacionais: América e Santos do México; Union Deportiva Maracaibo da Venezuela; Oriente Petrolero da Bolívia; Ibiza da Espanha; Academia do Canadá. As partidas foram disputadas em onze municípios baianos. Anualmente, as equipes que garantem as duas primeiras colocações são contempladas com dois troféus especiais que representam o Elevador Lacerda, principal monumento da arquitetura baiana.

O nome é em homenagem ao 2 de Julho, data que tem importância primordial para o Brasil, com significado especial para a Bahia. Neste dia, no ano de 1823, os baianos expulsaram o último foco de resistência portuguesa ao processo de Independência do Brasil. A expulsão, após acirrada batalha nas cercanias de Pirajá, além de permitir a entrada dos combatentes brasileiros na cidade de Salvador, fez com que o 2 de julho se constituísse na data de consolidação da Independência do Brasil.