Pesquisar

Curso de Atendimento Pré-hospitalar em Urgência e Emergência poderá atender ao SAMU Regional




O Curso de Atendimento Pré-hospitalar em Urgência e Emergência, realizado pela PROFIT nos dias 29, 30 e 31 de julho no Auditório da 13ª Diretoria Regional de Saúde, foi considerado pelos participantes e pelo diretor da 13ª DIRES, Sebastião Eloy, de grande importância na capacitação de pessoal para o atendimento nos Pronto Socorros e Unidades Hospitalares Públicas, Filantrópicas e Privadas da região. A capacitação também poderá atender ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgências /SAMU-192, projeto que está sendo implantado pelo MS/ Governo do Estado e Prefeituras Municipais em todo país, previsto para estar em pleno funcionamento e servindo a todos os 25 municípios da jurisdição da 13ª DIRES, antes do final deste ano. “A Regionalização do SAMU 192 requer a capacitação de mais técnicos, enfermeiros, médicos e operadores a fim de servir não somente ao SAMU-192 - Jequié, mas também aos municípios da micro-região, fortalecendo a regionalização solidária do SUS, priorizando a assistência Pré-hospitalar em Urgência, fundamental para o salvamento de vidas”, afirmou Eloy.

A capacitação proporcionou ao aluno, através de atividades teóricas e práticas, condições para realizar o atendimento nas situações de urgência e emergência mais freqüentes no cotidiano, permitindo ao socorrista identificar as causas, sintomatologia, prevenção e tratamento em ambiente pré-hospitalar. “Para mim esse curso foi de suma importância, tendo em vista que trabalho salvando vidas, isso requer preparo tanto físico como emocional, pois um socorrista que não se qualifica acaba colocando sua vida em risco e a da vítima também”, garantiu Renê Luz, soldado do Corpo de Bombeiros de Jequié e participante da capacitação.

O instrutor Capitão Flailton Batista, Especialista em emergência médica pré-hospitalar pela UFBA; Especialista em Emergência de combate a incêndio, resgate, crises e catástrofes pelo Instituto de Logística da Aeronáutica – SP foi bastante elogiado pelos participantes: “o curso foi excelente, tanto na teoria como na prática, pois o instrutor Cap. Flailton soube transmitir o conteúdo com simplicidade e qualidade, isso tornou a aula bem mais brilhante, e de fácil compreensão” concluiu o enfermeiro Antônio Ramos. “O curso foi de fundamental importância para minha profissão, pois através dele me sinto mais capaz de poder conduzir os meus passageiros com qualidade e segurança”, acrescentou o taxista Lourival Rodrigues, solicitando da PROFIT a realização de mais cursos com essa qualidade.










Fonte: PROFIT - Renata Batista - DRT: 6244

Siga a Showja no Twitter